O megaultrabilhardário Eike Batista acaba de ficar um pouco mais podre de rico. Aos poucos, ele está chegando perto de provar o que até a Petrobrás negou durante anos e anos: que existe petróleo em terra firme no município de Campos. A sua OGX Petróleo e Gás, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, acaba de anunciar que descobriu petróleo em águas rasas do mar de Farol de São Tomé.

Sonda descobridora, onde morreram dois operários em maio deste ano

Mesmo assim, serão feitas prospecções até quatro mil metros. Segundo a OGX, “foi identificada presença de hidrocarbonetos na seção aptiana do poço 1-OGX-20-RJS, no bloco BM-C-41, águas rasas da parte sul da Bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação no bloco.” Informa ainda: “- Em sequência às descobertas realizadas nas seções maastrichtiana e albiana, a perfuração do poço OGX-20 prosseguiu até a seção aptiana, onde foi identificada uma coluna de hidrocarbonetos de aproximadamente 128 metros e net pay em torno de 42 metros em reservatórios carbonáticos.

A perfuração do poço OGX-20, prospecto Tupungato, continua em andamento até a profundidade total de aproximadamente 4.000 metros.” O poço OGX-20, localizado no bloco BM-C-41, situa-se a aproximadamente 85 km da costa de Campos, onde a lâmina d’água é de cerca de 130 metros. A sonda Ocean Ambassador iniciou as atividades de perfuração no dia 05 de setembro de 2010.

Anúncios