Bombeiros trapalhões de Santa Maria/RS recebem “ajudinha’”  da Rede Globo

Estava mais do que evidente o comprometimento do Corpo de Bombeiro de Santa Maria com os donos da  boate assassina, quando o telejornal “Bom Dia, Brasil”, da TV Globo, publicou matéria em que um ex-segurança acusa um dos donos de “cuidar” dos bombeiros e prefeitura. Vejam aqui

No domingo, a mesma Globo entrevistava o Coronel Guido Comandante dos Bombeiros gaúchos (vejam aqui), que jactava: haveria uma apuração do CB paralela às da Policia, uma perícia feita por eles; que a casa estava regular, com licença vencida em dezembro de 2012; que havia saída de emergência e tudo estava em ordem na boate.

Só faltou dizer que Madre Tereza de Calcutá era sócia da casa da casa…

Chico Pinheiro

Caipira Chico Pinheiro

ana luiza

               Ana Luiza  guimaraes

Diante dessa reação, os decaídos “repórteres” da Globo no domingo  (um jodoca e uma surfista) ficariam numa saia justa. Natural, não são do ramo. Mas hoje (29/01), no Bom Dia, Brasil o repórter caipira Chico Pinheiro e Ana Luiza Guimarães foram protagonistas de  outros escárnios (vejam aqui). Primeiro, não fizeram perguntas objetivas ao delegado que apura o caso sobre o sumiço dos  computadores que gravavam tudo na boate, que fim levaram, se foram encontrados nos destroços, se seria possível que tivessem sido levado do local pelos próprios bombeiros..  O delegado chegou que as câmeras ligavam o nada a lugar nenhum, que nahia computador na casa. Eu não acredito.

Depois, o porta-voz dos Bombeiros, major Gerson da Costa Pereira,  para livrar a cara de corporação, culpou os “operadores” dos extintores de incêndio por que eles não funcionaram. E o que fez a dupla caipira Renata e Chico “Bento” Pinheiro? Nada. Só faltou bater palmas para os entrevistados. O major chegou a dizer  que os bombeiros fixam a quantidade de  portas de emergência e os donos cumprem se quiser.. e ainda ganham o alvará? Nunca saberemos, nada foi perguntado.

Para o major, acionar um extintor é algo complexo demais para quem não é bombeiro. E o pessoal da Globo não objetou. O entrevistado só faltou mandar seus entrevistadores à merda, que estaria tudo nos conformes. Ana Luiza ainda esboçou uma reação diante da inércia do caipira Chico Pinheiro, mas foi rechaçada com violência pelo major, que a essa altura está festejando, rindo da cara dos dois.

Por que não mandam o André Luiz Azevedo entrevistar ele? Quero ver fazerem isso com André ou uma Fátima Bernades… mas a Globo não tem comando em matéria de jornalismo, regride a cada incursão.

O major desmentiu seu superior  ao dizer que o CB não faria perícia paralela e nenhuma apuração, que isso caberia exclusivamente à Policia Civil. E ninguém retrucou. Pelo contrário, depois de permitir que o major fizesse comercial dos bombeiros gaúchos em rede nacional, o Jeca Pinheiro ainda agradeceu várias vezes na tentativa de fazer o entrevistado parar… piada.

Assim como tem consultores  em várias atividades, a Rede Globo está precisando com urgência de um consultor em jornalismo, pois equipe é muito fraquinha, da direção à apuração.

Talvez por vergonha, a entrevista ao  majoir nem foi publicada no site do “Bom Dia, Brasil” de hoje. Assim, ninguém poderá comprovar o que eu digo. Quem sabe não esteja no RBS..

Ah se fosse o Renato Machado”. Aquele majorzinho não ia se dar bem não, teria que se explicar melhor, ainda mais ao vivo.

Anúncios