SUPLENTE TEM QUE TER PELO MENOS 10% DE VOTOS DO QUOCIENTE ELEITORAL

Os candidatos a vereador em Niterói para se eleger precisam obter no minimo 1 mil 300 votos e a soma dos votos do partido ou coligação beirar os 13 mil, que deve ser   o quociente eleitoral. . Ainda que um partido ou coligação tenha direito a eleger vereador por alcançar o quociente, se na chapa só tiver candidatos de 1 mil 200 votos para baixo, ninguém será eleito.
A novidade está preocupando os partidos nanicos, que julgavam fazer vereador com poucos votos. Da mesma forma partidos com puxadores de votos. Somente será considerado suplente quem obtiver 10% dos votos do quociente eleitoral, que oscilará em torno d 13 mil votos em Niterói.
Partidos nanicos, pelo qual concorram candidatos que nas ultimas eleições obtiveram menos de 1 mil 300 votos, se repetirem a votação, ainda que alcancem quociente eleitoral pra eleger dois vereadores, não farão nenhum. Somente um canddato que obtiver pelo menos 10% do total de votos do quociente eleitoral. Pela nova regra, ainda que o partido ou coligação tenha direito a uma cadeira esta somente será ocupada por tem tiver o numero mínimo de votos.
Uma liminar foi concedida no STF, pelo Ministro Dias Toffili (foto acima, à direit) em ação proposta elo Procurador Rodrigo (foto à esquerda) Janot contra a nova sistemática, na verdade uma cláusula de barreira que vis impedir que puxadores de votos possam eleger parlamentares com poucos votos, como correu com Enéas (Prona), Tiririca e oCelso Russomano todos em São Paulo, ou Jair Bolsonaro e Clarissa Garotinho, que tiveram votos para eleger pelo menos mais dois deputados federais.